![OAB-BA promove debate sobre luta e impactos da Independência do Brasil na Bahia [OAB-BA promove debate sobre luta e impactos da Independência do Brasil na Bahia]](https://mail.oab-ba.org/fotos/oab_noticias/28282/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=a0f7fa772b91717)
OAB-BA promove debate sobre luta e impactos da Independência do Brasil na Bahia
Roda e conversa acontece na próxima quarta-feira (16) na sede da OAB-BA
Como parte da programação aos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, a OAB-BA irá promover, na próxima quarta-feira (16), a roda de conversa “2 de Julho: luta popular, direito e justiça social. O evento aberto ao público, acontece no auditório da sede da entidade, na Rua Portão da Piedade, nº 16, Barris, a partir das 8h30.
Em homenagem a participação dos capoeiristas no processo de libertação do domínio português, o grupo Mangangá, fundado pelo cantor e compositor Tonho Matéria, irá fazer a abertura da mesa na solenidade que também conta com a participação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab).
A roda de conversa irá abordar as lutas que consolidaram a Independência do Brasil, o nascimento do Estado brasileiro e o atual Estado Democrático de Direito, com mediação da secretária geral da OAB-BA, Cléa Costa, e será formada pelo pesquisador e educador social Felipe Brito, a doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Josenilda Mesquita, e do membro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-BA e especialista em Direito Público, Luis Vinícius Aragão,
Felipe Brito é fundador da organização Maré de Março, uma organização com foco na preservação do meio ambiente na Ilha de Itaparica, é responsável pela comprovação da existência de Maria Felipa, uma das heroínas da luta pela independência, e pela abertura para visitação do Forte de São Lourenço, símbolo de Itaparica.
A historiadora Josenilda Mesquita é professora da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e tem pesquisas e publicações sobre a História da Independência do Brasil na Bahia, ensino de História, jogos digitais e práticas educativas em rede digital, além de coordenar o projeto Metaverso no 2 de Julho – 12 de fevereiro.
As atividades referentes ao marco da consolidação da independência do Brasil começaram no cortejo cívico do 2 de Julho que contou com participação efetiva da OAB-BA no trajeto que iniciou no Largo da Lapinha e seguiu até o Pelourinho. “Proporemos reflexões sobre a relevância da Independência da Bahia na concretização do Estado brasileiro, respondendo a nossa missão institucional de defesa das instituições democráticas e reforçando a compreensão sobre as lutas populares, as participações de africanos, de brasileiros, livres e escravizados, para a consolidação de uma nação”, explica a Cléia Costa, secretária-geral da OAB BA.
A programação segue, nos dias 20 de agosto e 17 de setembro. Em agosto, o debate contará com a participação do doutor em História, pesquisador e escritor Sérgio Guerra Filho, do professor, pesquisador, doutor em Geografia, Luiz Cláudio Requião Filho, e do professor, pesquisador, historiador Diego Copque.
Já a roda de conversa do mês de setembro, que encerra a programação, será formada pelo presidente do IAB, ouvidor geral da OAB-BA e vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Antônio Menezes, do procurador do Estado da Bahia e do conselheiro federal da OAB-BA, Luiz Viana, e do professor, historiador, pesquisador, escritor e documentarista Manoel Neto.