CREMEB e OAB na luta pela saúde pública brasileira
Saul Quadros com representantes do CREMEB
.Foto: Angelino de JesusNa tarde desta terça-feira (24), o presidente da Seccional, Saul Quadros, se reuniu com representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), para discutir o Projeto de Lei de Inciativa Popular sobre o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública brasileira.
Eles falaram ainda sobre o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que exige, juntamente com o controle social e toda a sociedade, transparência e correta aplicação desses recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro. O objetivo do movimento é recolher 30 mil assinaturas de eleitores na Bahia. "Vamos reunir assinaturas de advogados, seus clientes, familiares e amigos", afirmou o Presidente da Seccional. Ele se comprometeu ainda a divulgar a iniciativa entre os presidentes das 31 Subseções do Estado.
Entre os assuntos da pauta, o presidente do Cremeb, José Abelardo Garcia de Meneses, destacou que não há investimento em saúde e nem recursos para manter os profissionais em atendimento. "Na Secretaria de Saúde do Estado temos 3.800 médicos para 14 milhões de habitantes. Para atender a população o ideal seria termos 12 mil médicos. Em Pernambuco, por exemplo, são 7.800 médicos para uma população menor", comparou.
Na reunião, estiveram presentes também o conselheiro do Cremeb e do Conselho Federal de Medicina, Jecé Brandão, e o primeiro secretário do Cremeb, Jorge Cerqueira.