Notícias

[Ouvidor-geral da OAB Bahia é entrevistado no Direito ao Ponto]

Ouvidor-geral da OAB Bahia é entrevistado no Direito ao Ponto

Reforma do Código Civil, o papel da ouvidoria e do IAB foram destaques do programa

O programa Direito ao Ponto, transmitido pela TV Alba sobre debate de temas jurídicos de interesse público recebeu o ouvidor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), Antônio Menezes. Convidado do podcast apresentado por Luiz Ganen, o advogado compartilhou reflexões sobre a reforma do Código Civil, o papel da ouvidoria e do IAB.

Atualmente, o instituto segue atuante na valorização da cultura jurídica e no incentivo à produção intelectual. Promove debates, seminários e outras atividades voltadas ao aprimoramento do sistema de Justiça e à formação crítica da advocacia, ressaltando a importância da participação ativa das instituições jurídicas no debate público, a mediação entre a advocacia e a instituição, e os desafios contemporâneos da categoria.

Durante o episódio, destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da OAB-BA. “Em todo o país as ouvidorias estão crescendo e o Conselho Federal tem pressionado para que passe a funcionar. Elas têm a função de atender a população na sua relação com os advogados para evitar processos e para orientar, além de fazer uma crítica por dentro da gestão, do que não está funcionando adequadamente. Opinar para melhorar o serviço. Temos uma demanda semanal de 70 a 80 pessoas”, disse o entrevistado.